ANS AGRIMENSURA E SOLUÇÕES EM TI

Topografia - Georreferenciamento - Locação de obras - Desenhos - Projetos - Desenvolvimento de sites

  
Get Adobe Flash player
  • Georreferenciamento
  • TRANSNORDESTINA
  • Condomínio Riviera
  • Georreferenciamento
  • Georreferenciamento
  • Georreferenciamento
  • image

 

 20140204 164404

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recurso relatado pela ministra Nancy Andrighi entendeu que o imóvel rural objeto de ação de usucapião deve ser identificado mediante apresentação de memorial descritivo

que contenha as coordenadas georreferenciadas dos vértices definidores de seus limites.

Com a decisão, o STJ acolheu pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul e determinou que os autores de uma ação de usucapião de imóvel rural apresentem o memorial descritivo georreferenciado da área no juízo de primeiro grau. O Tribunal de Justiça do estado havia indeferido o pedido formulado pelo MP.

Segundo a relatora, o princípio registral da especialidade impõe que o bem imóvel, para efeito de registro público, seja plenamente identificado a partir de indicações precisas de suas características, confrontações, localização e área, sendo essa individualização necessária para conferir segurança às relações judiciais e obrigatória para efetivação de registro em qualquer situação de transferência de imóvel rural, conforme previsto no parágrafo 4º do artigo 176 da Lei de Registros Públicos (LRP).

Exigências – Em seu voto, a ministra também ressaltou que o parágrafo 3º do mesmo artigo estipula que “nos autos judiciais que versem sobre imóveis rurais, a localização, os limites e as confrontações serão obtidos a partir de memorial descritivo assinado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo INCRA, garantida a isenção de custos financeiros aos proprietários de imóveis rurais cuja somatória da área não exceda a quatro módulos fiscais”.

Destacou, ainda, o Decreto 5.570/2005, que regulamentou a Lei 10.267/2001 e que estabelece, em seu artigo 2º, que a identificação georreferenciada do imóvel rural, nas ações ajuizadas a partir de sua publicação, como é o caso dos autos, constitui exigência imediata, qualquer que seja a dimensão da área.

Informações precisas – Para a relatora, todas essas normas foram editadas com o intuito de especificar o conteúdo e evitar o surgimento de efeitos indesejados decorrentes de descrições imobiliárias vagas e imprecisas. Por isso, a norma do artigo 225 da mesma lei determina que, em processos judicias, os juízes façam com que “as partes indiquem, com precisão, os característicos, as confrontações e as localizações dos imóveis”.

“Dessa forma, conclui-se que, tratando-se de processos que versam acerca de imóveis rurais, a apresentação de sua descrição georreferenciada, por meio de memorial descritivo, ostenta caráter obrigatório, constituindo imposição legal relacionada à necessidade de perfeita individualização do bem”, ressaltou a ministra. 

FONTE: FENEA

CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS
CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

A Certificação do Imóvel Rural foi criada pela Lei 10.267/01.

Leia Mais
Mapa online interativo sintoniza rádios ao redor d...
Mapa online interativo sintoniza rádios ao redor do globo.

De Curitiba a Medellín. De Londres a Aleppo. Agora você pode viajar ao redor do mundo e [ ... ]

Leia Mais
SIRGAS 2000
SIRGAS 2000

  Em 25 de fevereiro de 2015, após um período de 10 anos, encerrou-se a transi [ ... ]

Leia Mais
PROJETO DE INCÊNDIO E PÂNICO
PROJETO DE INCÊNDIO E PÂNICO

O Decreto nº. 19.644 de 13/03/1997 assinado pelo governo do estado, aprovou em 1997  [ ... ]

Leia Mais
USUCAPIÃO - GEORREFERENCIAMENTO OBRIGATÓRIO
USUCAPIÃO - GEORREFERENCIAMENTO OBRIGATÓRIO

    A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recurso rela [ ... ]

Leia Mais
IBGE lança mapa de uso e cobertura da Terra do Bra...

O IBGE acaba de lançar o mais novo Mapa com a Cobertura e Uso da Terra do território b [ ... ]

Leia Mais